11 5051-5090 / 11 99436-7006

Você que usa placa de mordida ou aparelhos móveis, sabe como higienizá-los?

Blog - MCastanho Odontologia

Você que usa placa de mordida ou aparelhos móveis, sabe como higienizá-los?

Você que usa placa de mordida para bruxismo ou aparelhos móveis, seja uma contenção móvel pós tratamento ortodôntico ou um aparelho ortopédico ou até uma prótese total, conhecida como dentadura, ou uma prótese móvel parcial, está no lugar certo! Como a maior parte destes aparelhos são confeccionados em resina acrílica, a forma de higienizá-los é bem parecida. Venha aprender como conservá-los por mais tempo e deixá-los livres de odores e manchas.

 

Que tipo de escova deve ser usada?

Existe uma escova específica projetada para este caso. É uma escova com cerdas mais duras e de comprimentos diferentes, mais curtas para higienizar a parte externa e mais longas para higienizar a parte interna que é sempre mais difícil comparada ao uso de uma escova tradicional. Este tipo de escova não é tão comum de se encontrar, caso não ache com facilidade procure substitui por uma escova tradicional de cerdas um pouco mais duras e deixe-a exclusiva para o uso nos aparelhos.

 

Posso usar pasta de dente?

A pasta de dentes contém uma série de abrasivos que nos dentes dão polimento, mas para a superfície de acrílico em que são confeccionadas as próteses total e os aparelhos móveis, a pasta de dente pode causar arranhões e danificar a superfície, deixando-as mais rugosas e, por consequência, mais fáceis de aderir sujeira e mau cheiro. Portanto, não se deve usar pastas de dentes para higienizar estas peças e sim um sabonete neutro ou um enxaguatório bucal juntamente com a escova. A ação mecânica da escova já será suficiente para remover os resíduos superficiais acumulados nos aparelhos.

 

Existe algum produto especifico para complementar essa higienização?

Atualmente, os fabricantes de escovas dentais apresentam uma linha de produtos efervecentes para a higienização química das próteses e aparelhos móveis. São pastilhas efervecentes ou líquidos próprios para limpeza semanal e diária. Importante ressaltar que estes produtos complementam a ação da escova, não devemos substituí-los por completo. Tome cuidado com receitas caseiras, tipo água sanitária, ou mesmo sapólio para este tipo de limpeza, pois podem riscar e descolorir a prótese e/ou o aparelho.

 

Posso tirar a prótese ou o aparelho e guardá-lo imediatamente?

Se você remover a prótese ou o aparelho da boca, ele estará cheio de saliva. A saliva contém sais minerais e matéria inorgânica que, quando seca, grudará na prótese, formando uma película de difícil remoção. Além disso, com o tempo causará mau cheiro e manchamento, fazendo com que você tenha que antecipar sua troca, sendo obrigado a substituir a prótese ou o aparelho o quanto antes.

 

Tenho que tomar cuidado para não perder e nem quebrar?

Sim, estes são cuidados fundamentais. Corre-se o risco, caso caia no chão de quebrar, ou ainda, de você acabar pisando em cima, por isso, fique atento. De preferência, pode colocar uma toalha sobre a pia, pois se cair a toalha amortece a queda e sofre menos risco de quebrar. E sempre guarde-a em dispositivos corretos. Existem caixinhas próprias para guardá-los. Evite deixar embrulhado em papéis toalha, pois o risco é grande de acabar parando na lixeira.

 

Essas informações foram úteis para você? Você conhece alguém que gostara de recebê-las? Então, compartilhe. E se tiver dúvidas poste aqui que terei o maior prazer em te responder.

Compartilhar:

CONTATO

Quer tirar dúvidas, obter mais informações ou agendar uma consulta?
Entre em contato conosco!

  Avenida Moema, 170 – 9º andar. Conjunto 91 – Moema – São Paulo

FALE CONOSCO








© 2017 MCastanho Odontologia | Desenvolvido por ROTEART