11 5051-5090 / 11 99436-7006

Você acredita que a saúde começa pela boca?

Blog - MCastanho Odontologia

Você acredita que a saúde começa pela boca?

Venha entender qual a importância de manter sua boca em ordem para se ter uma vida mais saudável. O que é saúde afinal de contas. Saúde é o nosso bem estar físico, social e mental. E o que isso tem a ver com a sua boca?

A boca é a porta de entrada para a nossa vida. É por ela que nós nos alimentamos, nos comunicamos e abrimos portas para nossos relacionamentos.

Quando você se alimenta, está cuidando do seu bem-estar físico, mastigar bem os alimentos traz energia para as suas atividades diárias. Quando você se comunica, está cuidando do seu bem-estar social, e a fala tem um papel importante nisso. E quando você se expressa, está cuidando de seu bem-estar mental, pois é por meio do sorriso que você pode abrir portas para um novo relacionamento, seja ele pessoal ou profissional.

Quando falamos que a saúde começa pela boca, os dentes, os lábios e a língua tem um papel extremamente importante.

Os dentes influenciam a sua mastigação e para isso cada dente tem uma função diferente na boca. Uns tem o papel de triturar, outros de rasgar, de amassar e até de cortar. Quando falta um deles, pode ter certeza que algumas destas funções também está sendo prejudicada e impedindo que você tenha uma boa digestão. Mastigar bem os alimentos faz parte de todo o processo. Parte da digestão de todos os alimentos tem início na cavidade oral, pois existem enzimas específicas exclusivas da boca e quando os alimentos não sofrem essa digestão inicial na própria cavidade bucal, acaba-se tendo prejuízos na absorção de nutrientes pelo seu organismo que são importantes para a sua vitalidade.

Os dentes, os lábios e a língua tem papel fundamental em nossa comunicação, não só por meio de nossas expressões, mas porque a fala é um dos principais meios de comunicação. O correto posicionamento dos dentes e da língua fazem com que você pronuncie bem as palavras, fazendo com que as pessoas te entendam mais e te dêem mais credibilidade.

Já as nossas expressões faciais, grande parte delas são por meio de nosso sorriso. O conjunto de seus lábios e dentes formam o sorriso e é por meio dele que nos relacionamos. Um sorriso pode ser a porta de entrada para um novo emprego ou até uma nova amizade e mais ainda para um novo relacionamento amoroso. Pense nisso!

Deixo aqui algumas reflexões para que você pense em como você tem cuidado de sua saúde bucal.

  1. Você tem, mastigado bem os alimentos de uma forma geral, comendo pausadamente?
  2. Você tem pronunciado bem as palavras, conseguindo uma comunicação mais assertiva?
  3. Você tem sorrido ultimamente, quando encontra um desconhecido ou mesmo dentro de sua casa com seus amigos e familiares?

Reflita bem e se eu puder ajudar em algo, terei o maior prazer em fazê-lo.

Gostou deste artigo? Deixe aqui seu comentário. Compartilhe com algum amigo que você acha que gostaria de saber sobre isso. E se tiver dúvidas, terei o maior prazer em te responder.

Compartilhar:
Dra. Gisela M. Castanho

Dra. Gisela M. Castanho

Cirurgiã-dentista, formada em 1996, especialista em Odontologia Estética e Implantodontia, com Mestrado na UNESP e Doutorado na FOUSP.

CONTATO

Quer tirar dúvidas, obter mais informações ou agendar uma consulta?
Entre em contato conosco!

  Avenida Moema, 170 – 9º andar. Conjunto 91 – Moema – São Paulo

FALE CONOSCO








© 2017 MCastanho Odontologia | Desenvolvido por ROTEART