11 5051-5090 / 11 99436-7006

O significado das Aftas: o que fazer quando elas aparecem?

Blog - MCastanho Odontologia

O significado das Aftas: o que fazer quando elas aparecem?

As aftas costumam incomodar muito, né?! E o que é a afta afinal de contas?

Cientificamente, a afta é denominada estomatite aftosa, trata-se de uma pequena lesão arredondada que pode surgir em qualquer local da boca, como língua, lábio, bochecha, céu da boca ou, até mesmo, na garganta, causando muita dor e dificuldade para comer e falar. Chegam a afetar grande parte da população. Até podendo dizer que toda pessoa terá, pelo menos, um ou dois episódios de aftas ao longo da vida.

Normalmente, duram cerca de 5 a 14 dias e desaparecem espontaneamente sem deixar cicatrizes. Elas podem surgir de forma única, sendo o mais comum, mas também podem ocorrer várias ao mesmo tempo. Com um aspecto esbranquiçado e circundadas por um alo avermelhado, elas podem ser pequenas de formato redondo ou oval e terem no máximo 1 cm de diâmetro. Quanto maior a afta, mais tempo levará para desaparecer. Mas, cuidado, se possuírem muito mais do que 1 centímetro de diâmetro, demorarem mais tempo para cicatrizar, ou surgirem de forma frequente (a cada 15 dias ou em intervalos menores), devem ser investigadas, porque as causas podem estar relacionadas a doenças que precisam ser melhor diagnosticadas.

As aftas aparecem nas regiões da boca em que a mucosa oral é bem fina, delicada e não revestida por queratina como: na parte mais alta da gengiva, na parte interna dos lábios, nas bochechas, no palato mole mais próximo à garganta, no assoalho bucal que é embaixo da língua e na parte inferior da língua. No dorso da língua parte superior da mesma, palato duro (céu da boca) e gengiva aderida próxima aos dentes, as aftas não aparecem, pois a mucosa é mais resistente e mais espessa.

Uma curiosidade: fumantes não tem aftas. Isto porque os produtos da combustão do tabaco levam a mucosa bucal a aumentar sua espessura com produção de queratina em quase toda as áreas. Como a gengiva torna-se mais espessa, fica mais protegida de micro-traumatismos, por isso, raramente fumante tem afta.

Não se sabe exatamente o que causa afta, mas podemos relacionar o seu aparecimento especialmente a micro-traumatismos nas regiões da mucosa e a um sistema imunológico enfraquecido.

Por isso, fique atento a alguns eventos que ocorrem em nosso cotidiano, como:

  • Um trauma, devido a uma mordida na língua ou na bochecha.
  • Carência de vitaminas B e de Ferro.
  • Uso de aparelho ortodônticos nos dentes.
  • Estresse psicológico que acaba desregulando o sistema imunológico.

É lógico que a acidez do meio bucal pode favorecer o aparecimento de aftas, mas as aftas não tem nada a ver com problemas estomacais. Também não representa alergia à alimentos cítricos como o abacaxi, apenas ele faz muitos micro-traumatismos na mastigação. Se você acha que tem alergia ao abacaxi e por isto tem aftas, tome bem devagar um litro de suco da fruta e verá que nada acontece.

O grande segredo, então, é manter a integridade da mucosa. Aqui vão algumas dicas para o seu dia a dia:

  • Evite micro-ferimentos com alimentos ácidos como o abacaxi, pão ou pipoca, prefira sucos e alimentos macios.
  • Evite movimentos bruscos com a escova na mucosa.
  • Tenha uma alimentação com ferro e vitaminas B para ter mucosa espessa e resistente. Confira se não está com anemia.
  • Se range os dentes, use placas protetoras.
  • Se usa aparelhos ortodônticos, aplique protetores para evitar que machuquem.
  • Controle o grau de ansiedade e estresse, se ajude!

Cuidado: Passar formol, éter, álcool, própolis, suco de couve e outros não são boas opções, pois podem piorar a situação! Procure algum gel fitoterápico próprio para a aplicação neste casos. Note, que isto apenas aliviará os sintomas e o desconforto, mas não vai evitar ou fazer com que ela desapareça mais rápido. Em consultório, também podemos fazer uma aplicação de Laser de baixa potência para aliviar a sintomatologia, esta também pode ser uma boa alternativa até o desaparecimento por completo da afta.

Aftas na boca significa que algo na vida precisa ser repensado e verificado. Reflita, relaxe e aproveite!

Gostou destas dicas? Se quiser saber mais, comente aqui. Me dê sua opinião para me ajudar na elaboração dos próximos artigos. Marque um amigo seu que gostaria de saber mais sobre aftas. Um abraço e até o próximo artigo!

Compartilhar:

CONTATO

Quer tirar dúvidas, obter mais informações ou agendar uma consulta?
Entre em contato conosco!

  Avenida Moema, 170 – 9º andar. Conjunto 91 – Moema – São Paulo

FALE CONOSCO








© 2017 MCastanho Odontologia | Desenvolvido por ROTEART