11 5051-5090 / 11 99436-7006

O que é mesmo halitose? Você já ouviu falar?

Blog - MCastanho Odontologia

O que é mesmo halitose? Você já ouviu falar?

A halitose é o famoso mau hálito popularmente conhecido como bafo. Vc sabia que a halitose não é uma doença e sim uma condição? E sabe qual é o mais interessante de tudo isso é que mais de 90% dos problemas de halitose são provenientes da boca, e não do estômago como muitas pessoas dizem.

No Brasil, pesquisas realizadas revelam que aproximadamente 30% da população sofre com este problema, isto equivale a cerca de 50 milhões de pessoas. Como dito anteriormente, a halitose não é uma doença, é uma condição anormal do hálito que se altera de forma desagradável e pode denunciar a ocorrência de alguma patologia ou problema de saúde. É um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio, devendo ser identificado por meio de um correto diagnóstico e tratado adequadamente, especialmente em casos onde o problema se torna crônico.

É normal ter halitose ao acordar. Isso se dá pelo jejum da noite associado à redução do fluxo salivar que acontece normalmente durante o sono. Após ingerir o café da manhã e escovar os dentes, esse hálito alterado deve desaparecer. Se não desaparecer, existe algum problema que deve ser investigado e tratado.

Existem cerca de 90 causas para para o mau hálito, dentre elas, podemos citar, hábitos como jejum prolongado, dietas descontroladas, má higiene bucal, placas bacterianas retidas na língua (principalmente em seu terço posterior) ou dentro das amígdalas (cáseos amigdalianos), baixa produção de saliva, doenças da gengiva, problemas em vias aéreas (adenóides, rinites, sinusites), estresse, diabetes, problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre acentuada, uso excessivo de álcool, uso de anti depressivos. Todos esses podem ser causas de mau hálito, muita coisa, não é mesmo?!

Vale salientar que os problemas relacionados ao estômago muito raramente interferem na condição do hálito alterado (menos de 2% dos casos), o que por muito tempo, e até nos dias de hoje, se constitui numa crença com pouca ou nenhuma evidência científica ou clínica. Portanto, o mais adequado é você procurar um dentista para resolver este problema, caso perceba que você está com mau hálito ou mesmo um familiar, um amigo próximo ou mesmo um colega de trabalho.

Na maioria das vezes, a simples presença de mau hálito pode provocar sérios prejuízos pessoais, emocionais e até profissionais. O portador pode desenvolver verdadeiras neuroses, traumas sérios, gerando inclusive problemas de relacionamentos e isolamento social.

Se você se identificou com algumas das causas relacionadas acima, aqui seguem algumas recomendações, para tentar evitar este tipo de problema:

* Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia, para manter a boca sempre umedecida;

* Evite permanecer muitas horas sem alimentar-se; o jejum prolongado favorece o aparecimento da halitose;

* Capriche na higiene bucal. Quando escovar os dentes, use também o fio dental e passe a escova com delicadeza especialmente na região posterior da língua;

* Certifique-se de que os níveis de glicemia estão dentro da normalidade e que o funcionamento do estômago, rins e intestinos não apresentam nenhuma alteração;

* Utilize, de vez em quando, goma de mascar ou balas sem açúcar, que ajudam a aumentar a salivação.

Se você é portador da halitose, não se sinta sozinho e não deixe de procurar ajuda. Se você detectar que o seu colega de trabalho, amigo ou parceiro estão nessa condição, ajude-os, pois tenho certeza de que eles serão eternamente gratos a você. O mau hálito tem solução. Quebre esse tabu. Procure a ajuda de um profissional qualificado. Diga adeus ao mau hálito!

Gostou deste post, ficou com alguma dúvida? Comente aqui, me dê sugestoes sobre outros temas que possam te interessar.

Compartilhar:
Dra. Gisela M. Castanho

Dra. Gisela M. Castanho

Cirurgiã-dentista, formada em 1996, especialista em Odontologia Estética e Implantodontia, com Mestrado na UNESP e Doutorado na FOUSP.

CONTATO

Quer tirar dúvidas, obter mais informações ou agendar uma consulta?
Entre em contato conosco!

  Avenida Moema, 170 – 9º andar. Conjunto 91 – Moema – São Paulo

FALE CONOSCO








© 2017 MCastanho Odontologia | Desenvolvido por ROTEART