11 5051-5090 / 11 99436-7006

Entenda o que é a cárie

Blog - MCastanho Odontologia

Entenda o que é a cárie

Você sabia que a cárie é uma doença multifatorial? E o que isso quer dizer? Que ela depende de vários fatores acontecendo simultaneamente para que ela efetivamente aconteça. Dizemos também que a cárie é uma doença infecto contagiosa, infecto porque é transmitida por bactérias e contagiosa porque é transmitida pela saliva de um indivíduo para o outro.

Explicando melhor, os fatores os quais podemos incluir neste processo do desenvolvimento da cárie são: o dente, a bactéria, o ph do meio bucal e o tempo.

O dente: porque sem ele não teríamos a cárie.

A bactéria: pois é ela que ataca a superfície do dente causando um processo de desmiralização da estrutura dentária, gerando a cavitação e o buraco no dente.

O ph do meio bucal ácido: pois as bacterias só conseguem agir em meio ácido. Quanto mais tempo passamos com a nossa boca em meio ácido, maiores as chances da cárie acontecer. E como isso ocorre? Quanto mais ingerimos substâncias doces e ácidas, maior a probabilidade de se ter cárie. Por isso que os refrigerantes, por exemplo, são altamente cariogênicos, pois são ácidos e doces. Quer ver outro alimento altamente cariogênico: bolacha recheada, pois além de ser doce é pegajosa, ficando aderida mais fortemente nas superficies dentais sendo mais difíceis de se soltarem.

E finalmente, o tempo: temos que dar tempo para que a doença comece a se desenvolver, por isso o tempo é primordial para que a doença aconteça. Toda vez que você ingere um doce, seu ph bucal cai para o ácido. E graças à Deus que temos a nossa saliva, que é a nossa grande protetora bucal. Existe um processo desempenhado pela saliva que chamamos de tampão salivar, onde a saliva vai fazer com que este ph bucal seja neutralizado. Dessa forma, quando ingerimos um doce, o nosso ph bucal fica ácido e é a saliva que neutraliza esse ph. Isso requer um certo tempo. Por isso, é importante avaliar a frequência com que você está ingerindo coisas doces, pois quanto maior a frequência de ingestão de alimentos açucarados, mais você favorece a formação da cárie em seu dente.

O que fazer para se prevenir da cárie?? É simples, basta eliminar apenas um dos 4 fatores citados anteriormente. Como o dente não é possível de se eliminar. E nem queremos que isso aconteça, não é verdade? Vamos eliminar então, as bactérias, e não deixar que o ph bucal fique ácido por muito tempo, correto?

Aqui vão algumas dicas para que você permaneça com sua saúde bucal em ordem e se veja livre das indesejáveis cáries.

  1. Mantenha sempre seus dentes limpos, pois assim eliminaremos as bactérias causadoras da cárie. Recomenda-se que sejam feitas, no mínimo 3 escovações diárias: manhã, tarde e noite.
  2. Em cada uma de suas escovações, use a escova, a pasta e o fio dental. Este trio é extremamente importante para manter seus dentes livre de bactérias.
  3. Evite comer alimentos doces, pegajosos e ácidos com muita frequência durante o dia, como, por exemplo, chupar balar o dia todo ou tomar muito café com açúcar várias vezes ao dia.
  4. Se comer um doce ou uma fruta ácida ou mesmo ingerir refrigerantes, evite escovar os dentes logo em seguida. Espere pelo menos 20 minutos antes de escovar. Assim, você evita desgastar o esmalte do dente que está sob o efeito do ácido.
  5. Veja se sua saliva está satisfatória. Se você tem sentido sua boca seca frequentemente, pode ser que seu fluxo salivar não esteja adequado, prejudicando o tempo de neutralização do meio bucal, o efeito tampão da saliva.

Gostou destas dicas? Se quiser maiores esclarecimentos, deixe aqui seu comentário. Teremos o maior prazer em te responder.

Compartilhar:
Dra. Gisela M. Castanho

Dra. Gisela M. Castanho

Cirurgiã-dentista, formada em 1996, especialista em Odontologia Estética e Implantodontia, com Mestrado na UNESP e Doutorado na FOUSP.

CONTATO

Quer tirar dúvidas, obter mais informações ou agendar uma consulta?
Entre em contato conosco!

  Avenida Moema, 170 – 9º andar. Conjunto 91 – Moema – São Paulo

FALE CONOSCO








© 2017 MCastanho Odontologia | Desenvolvido por ROTEART